domingo, 18 de setembro de 2011
Resistência Elétrica
Corrente Elétrica
Final do Telefone de Latinha
No dia 1º de setembro, a final do telefone de latinha ocorreu no salão de teatro do colégio IDESA. Todos os grupos classificados compareceram, uns com todos os integrantes, e outros com menos, como no nosso caso, que somente 4 integrantes estiveram presentes. Este fato citado dificultou um pouco, pois um integrante que não pôde ir nos tranquilizava com seu jeito calmo, e o outro que sabia um pouco de tudo também fez bastante falta.
A primeira etapa foi composta de 4 rodadas, sendo 3 de frase e uma de palavras. Comparando com a primeira fase da competição, realizada antes das férias de julho, fomos muito mal. Nas rodadas de frase quando conseguimos passar bastantes palavras, havia erro logo no começo, e consequentemente o resto era desconsiderado; na de palavras, um engano ocorreu e nos tomou segundos indispensáveis.
Por uma palavra não fomos classificados para a próxima etapa. Apenas por uma.
Parabéns aos 3 grupos que foram até a última etapa, onde os três telefones ficaram entrelaçados podendo escutar todos simultaneamente. Parabéns ao grupo vencedor, foi uma vitória difícil de se alcançar!
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Dom Pedro II
Nascido em Paço de São Cristóvão (Quinta da Boa Vista) - Rio de Janeiro, dia 2 de dezembro de 1825, Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bebiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga era o 7º filho de Dom Pedro I e da imperatriz Dona Maria Leopoldina. Depois da morte de seu pai e de seus dois irmãos mais velhos, o trono passou a ser parte de sua herança quando tinha apenas 6 anos, mas por ser menor de idade, ficou sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva e depois do marquês de Itanhaém, Manuel Inácio de Andrade Souto Maior.
Ao ser considerado maior de idade pela Assembléia Legislativa foi sagrado e coroado um ano depois, em 18 de julho de 1841 no Rio de Janeiro. Após dois anos, casou-se com a princesa napolitana Teresa Cristina Maria de Bourbon e tiveram quatro filhos, porém, somente Isabel e Leopoldina sobreviveram.
Dom Pedro II morreu em Paris dia 5 de dezembro de 1891.
Conta-se que quando seu pai abdicou ao trono Pedro estava a alguns quilômetros de distância do Rio de Janeiro, Bonifácio, foi ao seu encontro e anunciou solenemente que já faziam algumas horas ele passara a ser sua majestade o imperador do Brasil. No trajeto de volta ao Rio, começou a chover, Pedro uma criança correu até um casebre em busca de abrigo, bateu a porta e uma velhinha gritou de dentro da casa:
- Quem está aí?
- Abra logo vovó, eu sou Pedro, João, Carlos, Leopoldo, Salvador, Bibiano, Francisco, Xavier, de Paula, Leocádio, Miguel, Gabriel, Rafael, Gonzaga, de Alcântara!
- Cruuuuzes! Como é que eu vou arranjar lugar aqui para tanta gente?!
Bibliografia:
http://educacao.uol.com.br/biografias/d-pedro-2.jhtm
http://baeleituradomundo.blogspot.com/2011/07/mpf-resgata-documento-assinado-por-d.html
Marcadores:
Questão de final de semana
domingo, 4 de setembro de 2011
Grande Partida pelo NetChess
Quinta (01/09/2011),
Considerando que as peças pretas eram de integrantes do g3 e as brancas de um integrante do grupo adversário:
Considerando que as peças pretas eram de integrantes do g3 e as brancas de um integrante do grupo adversário:
Exercício
No circuito da figura, os medidores são ideais, e a chave ch está aberta. Determine as leituras no amperímetro A e no voltímetro V.
A = 0 A
V = 15 V
E com chave ch fechada:
A = 0,3 A
V = 15 V
sábado, 3 de setembro de 2011
Exercício
No ciurcuito, o amperímetro A e o voltímetro V são ideais. Sendo E = 20V, R1 = 8Ω, R2 = 6Ω, R3 = 2Ω, e R4 = 1Ω, calcule as leituras em V e em A.
Sendo V = 4.00 V, como marcado no voltímetro.
Assinar:
Postagens (Atom)