1ª Parte
Nome | Número | Série e Turma |
Bruna Roncon Saud | 5 | 2°A |
Bruno Camargo | 7 | 2°A |
Fabiana Barquete Saud | 10 | 2°A |
Luara de Oliveira Pires | 19 | 2°A |
Mayara dos Santos Castro | 22 | 2°A |
Rafael Valente | 30 | 2°A |
1>Objetivo do Trabalho: Aplicar conhecimentos simples para construir um veículo que usará somente uma ratoeira para propulsão, desenvolvendo métodos que transformem a energia potencial em cinética; cumprir as normas da competição, fazendo com que o veículo percorra os três metros de pista sem desviar; e procurar fazer o menor tempo possível, |
2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Carrinho. (Todos os Materiais) 1(uma) placa de lego de 13cm x 7cm Peças soltas de lego de tamanhos variados, sendo 4(quatro) furadas medindo Ratoeira 1(uma) ficha de poker 2(dois) CDs 2(dois) palitos de churrasco, um com medida 12,5cm e o outro 3,5cm 2(duas) borrachas Fita isolante Barbante Durex 1(um) clipe Cola do tipo super bonder |
3>Descreva em 8 passos a construção do carrinho. Corpo do carrinho: 1°) Na placa de lego de 13cm x 7cm fizemos um recorte de 2°) Sobre a placa, grudamos a ratoeira com fita isolante passando de forma reforçada nas extremidades da mesma e colamos com super bonder as 2(peças) de lego com medidas de 4cmx1,5 cm na placa de lego. O corpo do carrinho está montado. Rodas: 3°) Traseiras Encapamos 2(dois) CDs virgens com bexigas afim de aumentar a superfície de contato com o chão.No furo central dos CDs, encaixamos duas borrachas também furadas no centro. Para garantir, colamos as borrachas com super bonder. Os furos servirão para a passagem dos palitos de churrasco. 4°) Dianteira Utilizamos como roda dianteira uma fixa de pocker furada no centro com uma furadeira. Passamos o palito de churrasco de Trava: 5°) No palito de churrasco maior desfizemos e entortamos um clipe de modo que o mesmo ficasse enrolado na superfície do palito restando apenas uma única ponta que servirá de apoio para o barbante. 6°) Utilizamos um barbante com aproximadamente 7°) Utilizamos pequenos pedaços de durex para dar mais firmeza ao barbante e não permitir que este desfie. 8°) Após completar todas as etapas com êxito, o carrinho está apto para ser lançado. Obs: No momento do lançamento, jamais utilizar os dedos para desarmar a ratoeira. Utilize de preferência um objeto comprido, como uma régua ou um arame. |
4>Desenhe o Carrinho e indique as forças existentes sobre ele (Justifique a existência de cada uma delas). Peso: Todo objeto possui um peso desde que este esteja em um local onde a gravidade não é zero. Atrito: Existe atrito, pois há a compressão entre os corpos, no caso, chão e rodas do carrinho. A força de atrito se deve as rugosidades da superfície, que às vezes são microscópicas. Normal: Existe a força normal em decorrência da força de contato. Ela age sempre no sentido de empurrar os corpos, impedindo a interpenetração, nunca no sentido de puxar. Tração: Se dá através do sentido da força que o fio aplica nos corpos, ou seja, puxando sempre, nunca empurrando. Força Elástica ou Potencial Elástico: Acontece quando a mola é tracionada com intensidades crescentes, sofrendo deformações proporcionais às trações aplicadas. Legenda: 1- Atrito 2- Normal 3- Peso 4- Tração |
2ª Parte
5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto) A construção do carrinho foi realizada em diversas etapas, sendo assim divididas: •Inicialmente, o grupo apresentou inúmeras dúvidas a respeito do funcionamento do carrinho. Após esclarecê-las com o professor e consultando sites de busca na internet, iniciamos o projeto. •Dividimos a lista de materiais por igual para cada integrante do grupo, de modo que ninguém saísse prejudicado. Ao reunirmos todos os materiais, marcamos nossa primeira reunião. •As partes do carrinho foram montadas separadamente por cada integrante, porém, no decorrer do projeto, observamos que alguns integrantes possuíam maior facilidade em manusear as peças e montá-las de maneira mais eficiente do que outros. Ao identificar isto, optamos por dividir o trabalho, visando um maior aproveitamento do mesmo. |
6> Liste Problemas Ocorridos no Carrinho e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas). •Nos reunimos na escola para testes e reajustes do carrinho, pois este, inicialmente apresentou problemas de direção. Notamos que a melhor forma de construir e desenvolver um projeto é através da teoria de tentativa e erro. Foi se espelhando nela que o grupo identificou as falhas e aprimorou as técnicas. •Observamos um progresso significativo do nosso carrinho, pois o mesmo, por ser leve, é rápido e percorre longas distâncias, mas, ainda na última reunião, tivemos problemas de direção e com a mola da ratoeira. |
3ª Parte (na escola)
7> Para o Carrinho determine algumas grandezas físicas.
Massa | Peso | Comprimento | Largura |
1,1172 N | 18cm | 12cm |
8> Faça 5 testes com o carrinho, anote na tabela os dados encontrados:
Grandezas | 1o teste | 2o teste | 3o teste | 4o teste | 5o teste |
Ds | 3m | 3m | 3m | 3m | 3m |
Dt | 2,8s | 2s | 1,90s | 1,80s | 1,75s |
Vm | 1,07m/s | 1,5m/s | 1,57m/s | 1,6m/s | 1,71m/s |
Ec(m) | 0,06J | 0,128J | 0.140J | 0,184J | 0,166J |
Pot(m) | 0,0065W= 48,6Hp | 0,064W= 47,8Hp | 0,073W= 55,1Hp | 0,102W= 76,5Hp | 0,095W= 71,0Hp |
9> Utilize este espaço para os cálculos: Fórmulas: Vm= DS/DT Ec(m)= m.v²/2 =__ J Pot(m)= Ec(m)/ DT Conversão de W para Hp: 1Hp ------ 746W Exemplo:1° teste Vm= 3/ 2,8 = 1,07 m/s Ec(m)= 0,114. (1,07)²/ 2= 0,06 J Pot(m)= 0,06/ 2,8= 0,0065 W ou 48,6Hp Obs: Para o cálculo da Energia cinética, usamos no resultado um valor com apenas duas casas depois da vírgula. Utilizando as fórmulas apresentadas logo acima e baseando na resolução do 1° teste, resolvemos os demais da mesma forma como resolvemos este. |
4ª Parte (na escola)
10> Determine os valores médios de cada teste realizado na 3a Parte.
Ds | Dt | Vm | Ec(m) | Pot(m) |
3m | 2,05s | 1,49m/s | 0,135J | 59,8 Hp 0,0681W |
11> Faça uma estimativa do desempenho do seu carrinho para o dia da competição. Tomando como parâmetro o desempenho nos últimos testes, aguardamos confiantes um bom resultado para o dia da Competição que será 23/10. Mesmo atingindo tempos próximos de 1,5s, o grupo continua pecando no quesito direção. Durante os primeiros testes, os problemas pareciam mais fáceis de serem resolvidos apesar da falta de técnica ainda não adquirida pelo grupo. Porém, várias estratégias foram feitas e o carrinho ainda persistia em se movimentar de forma “curva”. Nos últimos testes realizados antes da Competição, o carrinho percorreu de forma brilhante o espaço de |
12> Você pretende fazer modificações no carrinho para o dia da competição? Quais? Como foi citado anteriormente, utilizamos diferentes estratégias para impedir que o carrinho desviasse do seu percurso. Porém, com base nos últimos testes, optamos por não modificar nada no carrinho, já que este estava dentro das nossas expectativas. |
13> Conclusão Final: Concluir um projeto de tamanha complexidade como este não é tarefa fácil, pois inúmeros detalhes e situações estiveram presentes durante toda a realização das etapas já descritas neste relatório. Concluímos que um mesmo projeto é instável, ou seja, apresenta diferentes comportamentos em condições distintas. Notamos que o nosso carinho, logo no início, possuía um enorme potencial para disputar e vencer esta Competição, fato que não ocorreu. Ao avaliarmos novamente toda a trajetória que nos trouxe até essa conclusão final, percebemos que não foi por falta de comprometimento, engajamento e muito menos interesse por parte de todos os integrantes do grupo. Cada um doou um pouco de si e juntos unimos as forças e as idéias para concretizarmos o projeto de forma brilhante. Mesmo não conquistando o 1° lugar no pódio, conquistamos algo que julgamos ser ainda mais precioso: adquirimos ao longo de todo o ano letivo o espírito de equipe. Aprendemos a trabalhar em grupo como nunca antes havíamos trabalhado, percebemos no outro, qualidades e dons que antes eram obscuros e insignificantes e acima de tudo, aprendemos a nos respeitar e a ouvir o que o outro tem a falar, pois mesmo em um grupo onde as pessoas são semelhantes, existem idéias e opiniões muito diferentes. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário