Descreva seu projeto e desenhe o mesmo neste local, colocando todas as suas dimensões.
Parte 1: “Corpo” e armas do robô
•Com todos os materiais em mãos, iniciamos o projeto a partir do recorte da caixa de papelão, segundo as dimensões estipuladas pelo professor (25 cm x 12 cm), disponibilizadas no anexo 2.
•Em seguida, construímos as armas que consistem em palitos de churrasco feitos de madeira no máximo 10 cm de comprimento, que podem ser fixadas em um anteparo na parte frontal.
Obs.: O balão deverá ser fixado no centro do robô de modo a ficar voltado para trás. Utilizaremos fita adesiva para pregá-lo no corpo do robô.
Parte 2: Fixação do Motor
• Os motores são fixados na base do robô, feita de papelão, de modo que eles tenham apenas os eixos apoiados nas rodas. A pressão do eixo sobre as rodas propulsoras é garantida por dois elásticos, conectado por um parafuso, preso à base. É justamente a pressão exercida pelo motor nas rodas que manterá o equilíbrio entre a força de torque e a velocidade.
Parte 3: Rodas traseiras
•Foram construídas a partir de dois CD’s encapados por fita isolante de modo a aumentar a aderência com o solo. Colocamos no centro de cada CD os rolamentos e o eixo de alumínio com a devida medida, ligando as rodas.
Parte 4: Roda giratória
•Utilizamos uma roda semelhante às usadas em cadeiras de escritórios, porém menor e mais leve. Medimos a distância das rodas traseiras à dianteira e fizemos uma marcação à caneta no local a ser furado. Em seguida utilizamos uma tesoura para furar o papelão. Assim, prendemos a roda à base.
Parte 5: Chaves
• As chaves e as quatro (4) pilhas foram instaladas e devidamente fixadas em uma caixa de óculos que irá servir de controle remoto.
Parte 6: Cabo
•O cabo é preparado cortando-se aproximadamente 7 cm da capa que o recobre nas duas extremidades, usando para isso um estilete. O cabo deve ser preso junto à base móvel para se evitar que eles forcem os terminais dos motores em caso de um puxão mais forte. Em seguida, soldamos os fios nas chaves de comando.
- REVISTA MECATRÔNICA FÁCIL Ano 2 – n° 0 – Março/Abril 2003
- www.mecatronicafacil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário