Descreva em 6 passos a construção do eletroímã e seu procedimento de interação com ele.
1° passo: Após reunirmos todo o material necessário partimos para a construção do projeto, iniciando pela medição do tamanho do fio de cobre (com uma régua) por onde irão fluir os elétrons do lado negativo da pilha até o lado positivo o mais rápido que puderem. O procedimento de interação para esta etapa foi bem simples, já que não foi necessária a ajuda de todos os participantes. No máximo dois integrantes do grupo interagiram diretamente com os respectivos materiais, um responsável por medir e o outro por cortar utilizando um alicate.
2° passo: Após medirmos, enrolamos o fio de cobre encapado na superfície do prego em camadas, indo para frente e para trás, deixando um espaço de aproximadamente 1,5cm sem fio próximo as extremidades, assim:
Tal procedimento contou com a interação de apenas um integrante do grupo por julgarmos ser mais eficiente se somente uma pessoa enrolasse o fio de cobre. Durante esse momento é preciso ter muita atenção, pois os “espirais” formados pelo fio de cobre em contato com o prego deverão estar muito bem enrolados e próximos uns dos outros.
Sugestão: Podíamos ter usado um fio esmaltado ao invés do encapado. O esmalte é um tipo de tinta que isola o fio, da mesma forma que o plástico.
3° passo: Após enrolarmos o fio, duas “sobras” deverão existir de forma que futuramente os pólos de uma pilha serão associados a eles, assim:
4° passo: Em seguida, a pilha de 1,5 V será encostada nas extremidades dos fios de cobre, de modo que os elétrons agrupados na extremidade negativa da pilha fluam para a extremidade positiva, com o auxílio do fio.
5° passo: Para usar o eletroímã, seguramos as extremidades do prego do fio contra a pilha e levantamos alguns clipes.
OBS: Para a realização desta etapa utilizamos os canos de borracha de aproximadamente 4 cm para impedir que o calor gerado pelo eletroímã provocasse queimadura nos dedos polegar e indicador.
O par de canos de borracha funcionou como protetor de dedos.
Tipo de cano utilizado pelo grupo para proteção dos dedos polegar e indicador.
6° passo: Após a supressão dos clipes, o objetivo será permanecê-los em constante interação com o eletroímã, de forma que o maior número de clipes permaneça elevado durante um período de 10 segundos.
Fontes bibliográficas das imagens: