Descreva pelo menos 5 conteúdos em Física, utilizados para este trabalho. Deixe claro em qual momento foi utilizado.
Campo magnético: campo criado pelo movimento de cargas elétricas em que o movimento dos elétrons se altera, como se uma corrente elétrica estivesse passando pelo material, e assim gerando outro campo magnético. No eletroimã, um pequeno campo magnético é gerado no fio. É esse pequeno campo magnético que é a base de um eletroímã
Indução eletromagnética: fenômeno que origina a produção de uma força num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, ou bem num meio móvel exposto a um campo magnético estático. No eletroimã utiliza-se um ímã em movimento (em relação a espira) para fazer variar o fluxo magnético das linhas de indução que atravessam a superfície da espira. Dessa forma, ao colocarmos um condutor no campo magnético, este cercará a primeira corrente que gerará a segunda corrente, e assim sucessivamente.
Corrente elétrica: ao passar uma corrente elétrica por um fio, é possível criar um campo magnético. No eletroímã, a corrente elétrica irá gerar um campo magnético, semelhante àqueles encontrados nos ímãs naturais.
É geralmente construído aplicando-se um fio elétrico espiralado ao redor de um núcleo de ferro, aço, níquel ou cobalto ou algum material ferromagnético.
Campo elétrico: região do espaço quando uma carga colocada em qualquer ponto dessa região fica sujeita a uma força elétrica, de atração ou de repulsão. No eletroímã, a força elétrica será de atração uma vez que ao aproximarmos o prego enrolado pelo fio de cobre dos clipes, estes serão atraídos para o fio.
Força de interação: ocorre entre duas cargas pontuais, separadas por uma distância no qual o módulo do produto das cargas é inversamente proporcional ao quadrado da distância, ou seja, no eletroímã, a medida que o aproximamos dos clipes, diminuímos a distancia e por sua vez aumentamos a intensidade da força.
Nenhum comentário:
Postar um comentário